sábado, 14 de janeiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Lecco - Lombardia

Culinária
Vuncia
Vuncia
A gastronomia de Lecco é influenciada pelas tradições dos lagos, das montanhas e de “Brianzole” (área geográfica ao norte de Milão cujas cidades pertencem a 4 províncias diferentes, entre elas Lecco). A cozinha típica do lago é a base de peixe onde se propõe pratos como “i misultit”, peixe “agoni” seco e salgado,  peixe “carpione” frito e defumado e  “risotto con filetti di pesce persico”. A cozinha tradicional da montanha é muito pobre e essencialmente a base de polenta como a  “taragna” composta de  polenta, manteiga derretida e queijo ou “vuncia” acompanhada de queijo e carnes de caça. Em Brianza se sente a influência da cozinha milanesa e se encontram pratos como a “cassola” polenta com passarinho e muito salame, entre eles o famoso salame Brianza.

Queijos 
“Robiole”
Robiole
Entre os queijos típicos da região da montanha encontra-se o “Robiole” que é maturado em gruta de Valsassina.  De massa semi-mole, forma quadrada e de crosta avermelhada. É de sabor mais delicado que o “Taleggio”.








"Stracchino della Valsassina"
Stracchino della Valsassina
É um queijo mole sobretudo na casca, de massa cru, de média maturação e de sabor marcante. É feito rigorosamente com leite integral pasteurizado, sal e coalho. Possui a forma de um paralelepípedo de cor branca por fora e progressivamente amarela por dentro. A produção do “Stracchino della Valsassina” iniciou-se por volta dos séculos X e XI, tempo no qual o mesmo queijo era conhecido com o nome genérico de  “Stracchino” ou “Stracchino quadro di Milano”.







"Stracchino tipico"
Stracchino tipico
Possui um sabor intenso e marcante, ligeiramente ácido e com um ressaltado  aroma de leite. A diferença entre o “Stracchino della Valsassina” e o “Stracchino típico” é que o primeiro é maturado em leiteria e o segundo é um produto típico de “Alpeggio” (produtos artesanais produzidos em regiões montanhosas durante o verão).






"Fiorone della Valsassina"
Fiorone della Valsassina
O “Fiorone”é um queijo fresco produzido com leite integral pasteurizado. Macio e cremoso como a ricota, possui esse nome porque quando a coalhada divide a massa do soro se abre em forma de flor. Possui forma cilíndrica, de pequenas dimensões produzidos em duas versões: uma fresca e outra maturada, no primeiro caso há um aspecto desarmonioso e uma cor branca, já na forma maturada possui uma cor amarela intensa.






Embutidos
"Salame di Brianza"Salame di Brianza
O salame de brianza é conhecido desde a idade média, sendo  produzido nas Províncias de Lecco, Como e Milão. É feito exclusivamente de carne suína, possui forma cilíndrica, de sabor muito doce, agradável e de perfume delicado e característico.










Doces
"Caviadini"
Caviadini
São biscoitos tradicionais do vale de Valsassina, feitos com uma massa leve e recobertos com grãos de açúcar. Se prepara frequentemente seja pela tradição gastronômica local ou pela simplicidade de sua confecção. Por serem secos são muito frágeis e são confeccionados de formas variadas.


 


“Torta Resegone”
Torta Resegone
É um bolo feito com farinha de milho, farinha de trigo sarraceno, manteiga e ovos, dando origem a uma massa macia com recheio de geléia de mirtilo.








Vinhos
O vinho mais renomado é o “Brianzolo bianco secco” de Montevecchia.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.