quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Cremona - Lombardia

Marubini
Marubini
A gastronomia de Cremona  tem como base os produtos do campo fértil da região. Os pratos típicos são consumidos no período invernal, sendo o mais famoso  o “marubini” que são ravioles cozidos com caldo de carne. Além deste,  tem-se o “tortelli cremaschi” que são recheados com amareto, uva passa, grana padano e cascas de limão; o “cotechino” que são consumidos frequentemente acompanhadas de lentilhas e polenta; o “timballo di piccione” torta de pombo e ganso cozido de várias formas. Os cremoneses adoram acompanhar os assados e cozidos com a sua típica e famosa mostarda, que já era citada em livros desde 1604,  feita com frutas variadas inteiras ou em pedaços grandes e que são preservadas em xarope e ressaltadas com mostarda em pó e óleo de mostarda.



Queijos

 provolone
Os cremoneses produzem um dos melhores laticínios da Itália. Encontramos muitas qualidades de queijos em Cremona, entre eles o mais renomado é o provolone.















"Pannerone di Pandino"
Pannerone di Pandino                                 
Possui um gosto particular, doce e delicadíssimo, tendo uma característica especial de ser elaborado totalmente sem sal, tanto no processo produtivo como na conservação.












Embutidos

"Salame cremonese"
Salame cremoneseSalame tradicional de Cremona, macio elaborado com carne suína, sal, especiarias, pimenta em grão ou pedaços de grão e  alho pisado.











"Cotechino"
Cotechino


São tripas de porco recheadas com um mistura de carne e toucinho picados.












"Salame da pentola"
Salame da pentola
É um  embutido semelhanto ao Cotechino porém mais magro.













Doces

Torrone
Torrone
O doce mais conhecido da província é com certeza o torrone que foi criado pelos confeiteiros da corte na ocasião das núpcias de Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti , em 1441, para recordar o Torrazzo, que é o símbolo da cidade de Cremona e é um campanário. O doce é feito com uma mistura de açúcar, mel e amêndoas.








"Sbrizulusa"
É  a irmã da torta Sbrisolona de Mantova sendo uma torta seca de farinha de milho e trigo, banha de porco, raspas de limão e um pouco de licor.








"La Bertolina"
La Bertolina É um pão doce, antigamente produzido com massa de pão, agora com massa para tortas, mas sempre a base de uvas fragolinas (um tipo de uva italiana).











"Bambunèen de la nonna"

É um biscoito simples feito com banha e servido acompanhado de “lo zabaglione”(sobremesa muito leve a base de gemas, açúcar e vinho Marsala).



Dolce Cremona

Bolo macio feito com farinha de amêndoas, coberta com chocolate.                                                                                                    




Vinhos

Entre os vinhos encontramos os tintos de San Colombano, il Moscato e Il Barbera.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.