domingo, 8 de janeiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Brescia - Lombardia


La minestra Mariconda - Prodotti tipici bresciani
Mariconde
A cozinha Bresciana é muito semelhante a  bergamasca, incluindo a  a “Polenta e osèi”, polenta com cozido de aves  e outros pratos a base de polenta. A proximidade dos lagos influenciou  a gastronomia da província sobretudo por pratos a base de peixe como a “l’anguila ai ferri" (enguia grelhada)  e ainda a base de rã como a  “frittata di rane” (rã frita). Outro prato típico é o “Riso alla pitocca” um risoto feito com peito de frango, presunto cozido e creme de leite, dentre as sopas    existem   “i brofadei" feita com cubinhos de massa de farinha de trigo e milho e ainda “gli gnocarei” e “mariconde”. Como segundo prato assinalamos também “l’oca ai ferri” (ganso grelhado).



Queijos
La Rosa Camuna
La Rosa Camuna
Os queijos típicos da região são "Piccolo cuor di valle" , "Nostrano cissva" e “la rosa camuna” que possui a forma de uma pétala de rosa e é feito exclusivamente com leite semi-desnatado produzido no Valle Camonica. “La rosa Camuna “ é um queijo de massa semi-cozida, de consistência macia e de cor amarela e com um aroma inconfundível.







Doces
La Persicata
La Persicata
O doce bresciano mais característico é  “la persicata” (pessegada),  tem-se ainda  “le sfràppole”  uma espécia de pastelzinho doce em forma de laço também chamado de babados,  o “chisol” que é  um bolo feito com farinha branca e amarela, banha, açúcar, sal e casca de limão, “Bossolà” que é uma rosca bem leve feita com ovos, manteiga e farinha e também “la spongada” que é um típico doce camuno (Valle Camonica) feito com farinha, açúcar, manteira, ovo, levedo de cerveja, sal e baunilha.







Vinhos
Quanto aos vinhos, as marcas DOC são numerosas:  “Botticino”, “Capriano del Colle”, “Terre di Franciacorta”, “Garda clássico”, ‘Lugana, Gropello” e “San Martino della Bataglia”. Mas é com o espumante “Franciacorta” DOCG que se alcança excelência, os especialistas de todo mundo celembram-no em relação à qualidade e ao sabor. Entre esses, o mais renomado são os delicados espumantes de “Franciacorta” e o “Chiaretto della Riviera del Garda”. O termo “Franciacorta”, de fato,  denomina a  região onde se produz o “Franciacorta” DOCG, o espumante italiano por excelência, da mais alta qualidade.      
                                                                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.