sábado, 7 de janeiro de 2012

Sabores da Itália – Província de Bergamo – Lombardia

Polenta e osèi
Polenta e osèi
A cozinha bergamasca se baseia em produtos provenientes da zona rural: polenta, queijo, manteiga, repolho e escarola. Os pratos típicos são: a “Polenta taragna” preparada com polenta, manteiga derretida e queijo, “Polenta e osèi” (osèi em dialeto Bergamasco significa passarinho) preparada com codorna,  tordi que é um pássaro ou guisado de outros pássaros, “i casonsei” (Casoncelli)  que é uma massa recheada com linguiça, espinafre, ovo, uva passa, amareto, queijo e pão ralado, coberto com manteira derretida, salvia e polvilhada com queijo grana padano.





Queijos

"Agri"
“Agri’ é um queijo de pequenas dimensões produzido  desde tempos remotos em muitas fazendas do alto “Val Brembana” e especialmente de Valtorta.





"Branzi"
Branzi
É um dos mais antigos e típicos queijos de Orobie (Alpes) que possui o nome de uma pequena cidade da alta Val Brembana, na qual nasceu a produção tradicional. Branzi é um queijo de massa semi dura, produzido com leite de vaca e de forma cilíndrica. O sabor é doce, delicado; adquire vigor e marca com o aumento  do tempo de conservação até ficar picante ao grau máximo. O aroma é característico e chama ao paladar e ao olfato as essências vegetais presentes nas forragens do  verão.




"Stracchino Bronzone"
Stracchino Bronzone
Stracchino originário do Monte Bronzone (especialmente das colinas de S.Fermo e de Vigolo) é um queijo de mesa com massa mole, cru e de origens antiquíssimas. A sua origem data do século X e é o queijo típico  das áreas do lago Edie e Iseo. É um queijo produzido exclusivamente com leite de vaca, tem sabor doce, cremoso e ligeiramente ácido, com um forte sabor de leite e panna (creme de leite).






"Taleggio"
Taleggio
Pertence a categoria dos “Stracchini”, (são chamados assim por serem  produzidos com leite de vaca “cansada”, “straca” em dialeto bergamasco significa cansada, porque as vacas voltaram das pastagens de altitude). Queijo de origem lombarda caracterizado de massa mole e em forma ligeiramente quadrada, e cujo nome deriva do homônimo vale da alta bergamasca. Val Taleggio constitui a área de produção original que depois difundiu-se em várias áreas do vale Orobie (Alpes).
Taleggio é um queijo semi-mole, de massa cru feito exclusivamente com leite de vaca. Tem um odor característico que lembra a manteiga, doce e aromático, mas que pode ser também salgado com maior tempo de conservação.




"Strachi’ tunt"
Strachi’ tunt
Em dialeto significa “Stracchino” redondo, representa uma variante artesanal de um queijo produzido desde 1200 em Val Taleggio.
                                                                           







Doces
Polenta e osèi
Polenta e osèi
A especialidade doce típica de Bergamo é a “Polenta e osèi”, a base de pão de ló com recheio de creme de chocolate, manteiga e avelã com adição de rum. É polvilhado com marzipã e açúcar amarelo e são colocados por cima  pássaros feitos com marzipã cobertos com chocolate.






Vinhos
O vinho mais famoso da região é o “Valcalepio” DOC, cujas características são exaltadas pelo “Valcalepio Riserva”, um vinho tinto com um período de refinamento de 3 anos.
Se encontra também o vinho “Valcalepio” branco e entre os suaves encontra-se o “Valcalepio Moscato Passito”. Um outro vinho de grande qualidade com reconhecimento DOP, que nasce sobre as colinas da cidade de Scanzorosciate, uma área muito restrita quase às portas de Bergamo, é o “Moscato di Scanzo”.


Fonte: Caminhos da ItáliaGiraitalia, Bergamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.